Conhecendo o Mundo do Café – Parte XI
Atualizado: 14 de dez. de 2021
Formas de preparar o café especial
Hoje vamos falar um pouco do V60.
V60
À primeira vista, o V60 parece com um porta-filtro tradicional. Mas o seu segredo se encontra nos detalhes estruturais da peça.
Ela possui formato cônico, em um ângulo de 60° (vetor 60), com linhas espirais (ou ranhuras, veios) na parte interna que permitem a expansão do pó de café enquanto a bebida vai sendo coada.
Essas ranhuras também facilitam a passagem da bebida de maneira uniforme em direção ao copo, garantindo uma distância ideal entre a bebida e o filtro de papel, e diminuindo o tempo de contato do pó com a água para abrir espaço para a circulação de ar e facilitar a evaporação dos gases.
Dessa forma, o pó de café absorve a água somente durante o tempo necessário, sendo que essa “expansão do café” consegue liberar os aromas e notas da torra.
Há também uma abertura maior na sua base que faz com que a velocidade possa ser controlada. O seu orifício de saída circular impede que a água fique parada no fundo, garantindo a passagem constante da bebida já coada.
O seu filtro de papel também é diferente dos demais, pois é em formato cônico, que direciona a água para o centro, obrigando-a a filtrar por igual sem encontrar nenhum obstáculo.
Suas linhas em forma de espiral permitem a expansão do pó de café enquanto a bebida é preparada.
Além disso, o coador possui uma abertura grande, que permite que o processo seja feito de modo controlado.
Assim, adicione a água em círculos, de maneira devagar, para que pó e líquido entrem em contato lentamente. O resultado final é uma xícara deliciosa da segunda bebida mais consumida do mundo.
Fonte: ReviewCafé

Banco de imagem: Pixabay