top of page

Conhecendo o mundo do café.

Para conhecer melhor o mundo do café, vamos postar, periodicamente, assuntos desse universo tão vasto. O primeiro tema será a “Origem do Café”, uma retrospectiva histórica da sua chegada ao país.


ORIGEM DO CAFÉ.


Banco de imagens:Pixabay


A primeira muda de café teria chegado ao norte do Brasil, no século XVIII, mais precisamente em Belém, em 1727, trazida da Guiana Francesa escondida na bagagem de Francisco de Mello Palheta. Plantada inicialmente na província do Pará, devido às nossas condições climáticas, espalhou-se rapidamente para outras províncias e, em pouco tempo, se tornou o produto-base da economia brasileira.

No final do século XVIII, a produção cafeeira do Haiti, até então o principal exportador mundial do produto, entrou em crise devido à longa guerra de independência que o país manteve contra a França e, dessa forma, o Brasil aumentou significativamente a sua produção e, embora ainda em pequena escala, passou a exportar o produto com maior regularidade.

Por quase um século, o café foi a grande riqueza brasileira, e as divisas geradas pela economia cafeeira aceleraram o desenvolvimento do Brasil e o inseriram nas relações internacionais de comércio. A cultura do café possibilitou o surgimento de cidades e dinamização de importantes centros urbanos por todo o interior do Estado de São Paulo, sul de Minas Gerais e norte do Paraná. Ferrovias foram construídas para permitir o escoamento da produção, substituindo o transporte animal e impulsionando o comércio inter-regional de outras importantes mercadorias. O café trouxe grandes contingentes de imigrantes, consolidou a expansão da classe média, a diversificação de investimentos e até mesmo intensificou movimentos culturais. A partir de então o café e o povo brasileiro passam a ser indissociáveis.

O café continua hoje, a ser um dos produtos mais importantes para o Brasil e é, sem dúvida, o mais brasileiro de todos. Hoje o país é o primeiro produtor e o segundo consumidor mundial do produto.

Fonte: Revista Cafeicultura (texto alterado)



9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page